LIVROS
Gilberto Freyre e o Pensamento Hispânico - Entre Dom Quixote e Alonso El Bueno
Autor: Elide Rugai Bastos
ISBN: 85-7460-215-9
Editora: EDUSC, ANPOCS
Edição: 2003
Número de páginas: 194
Sinopse: A dívida de Gilberto Freyre para com Franz Boas é lembrada pelo autor no prefácio de sua obra Casa-grande & senzala. No entanto, em textos posteriores acentua outras influências que se dão concomitantemente, principalmente aquela dos escritores hispânicos.
Este livro busca analisar a incorporação das idéias destes últimos na construção do pensamento freyriano. Sua sociologia, denominada genética e ecológica, que recorre não só a outras ciências como a métodos extra-sociológicos, desenvolve-se assimilando as contribuições dos autores espanhóis, principalmente Ganivet, Unamuno e Ortega y Gasset.
Leitor desses intelectuais, tanto da geração de 98 como a de 14, desde os primeiros anos de seus estudos nos Estados Unidos, percebe-se o reflexo dessa aproximação nos artigos de jornais escritos na década de 20. Em sua trilogia Introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil, a temática sugerida por aqueles analistas ganha leitura original porque articulada às teses do culturalismo.