LIVROS
As Ciências Sociais na América Latina em Perspectiva Comparada: 1930-2005
Organizador: Hélgio Trindade
Autores: Gerônimo de Sierra, Manuel Antonio Garretón, Miguel Murmis e José Luis Reyna
ISBN:
Editora: UFRGS
Edição: 2007
Número de páginas:
Sinopse: Este livro - As Ciências Sociais na América Latina em perspectiva comparada - é o resultado do entrecruzamento de duas grandes pesquisas que abrangem um período de mais de meio século. Seu foco é a análise do processo de construção das ciências sociais em cinco países: Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai. Além dos estudos nacionais, propõe-se a investigar os processos de institucionalização das ciências sociais modernas e suas disciplinas (Antropologia, Sociologia e Ciência Política); o papel das instituições nacionais (universidades e centros privados de pesquisa), dos organismos internacionais, dos intercâmbios e dos exílios políticos. Aborda também a circulação internacional de professores, de doutores e de sua profissionalização e o papel das editoras e revistas especializadas na publicação e difusão dos temas dominantes e transversais.
Escrito por cinco especialistas latino-americanos, reúne não apenas os resultados de suas pesquisas e reflexões, cujas análises foram elaboradas por meio de uma estrutura analítica comum, com quadros explicativos de apoio para facilitar a compreensão do leitor, explorando, também, suas dimensões comparativas.
Seus autores, além de especialistas no tema, participaram dos processos de construção das ciências sociais em seus respectivos países: Hélgio Trindade (Coordenador - Brasil), Miguel Murmis (Argentina), Manuel Antonio Garretón (Chile), José Luis Reyna (México) e Gerónimo de Sierra (Uruguai).
"Os diversos estudos não se esgotam nas fronteiras nacionais e avançam para enlaçar-se no final num capítulo de índole explicitamente comparativa."
GABRIEL COHN
Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
"Está-se, portanto, diante de uma obra viva e importante, o que é uma maneira de dizer sobre a atualidade e a profundidade das diversas análises encerradas nesse livro original,"
MARIA ARMINDA DO NASCIMENTO ARRUDA
Professora Titular de Sociologia na Universidade de São Paulo