LIVROS
Sistema Estatal e Política Econômica no Brasil pós-64
Organizadores: Adriano Nervo Codato
ISBN: 85-271-0408-3
Editora: ANPOCS, Editora Hucitec, Editora UFPR
Edição:
Número de páginas: 367
Sinopse: Entre os governos militares que se sucederam no Brasil de 1964 a 1984, o do general Ernesto Geisel (1974-1979) foi provavelmente o menos deletério à democracia e o mais consistente em termos de política econômica. Sob este último aspecto, chega inclusive a fazer boa figura face aos diversos governos civis dos últimos dez anos. Apenas deixou de colher melhores resultados naquela época devido à situação de crise da economia mundial, e por causa da falta de continuidade da sua orientação no governo subsequente, do general João Batista Figueiredo. Nesta última variável não foi pequena a influência da atuação de nossas classes empresariais, sempre muito ciosas da defesa de seus interesses corporativos mais imediatos, além de infensas a quaisquer tentativas de coordenação centralizada das políticas econômicas governamentais.
Todas essas questões são abordadas com grande competência no presente trabalho, da autoria de um jovem cientista político dotado de boa perspectiva histórica. O livro se concentra no exame de uma instituição-chave criada pelo governo Geisel e posteriormente desativada, cuja existência e funcionamento marcaram de forma substantiva as medidas e atividades daquele governo.
Adriano Nervo Codato não limita sua análise às estruturas burocráticas daquele órgão estatal, incorporando em seu estudo as relações e os conflitos de classe que tornam inteligíveis as diversas políticas econômicas. Essa sensibilidade teórica, aliada a uma grande riqueza de dados e informações, contribui para transformar seu trabalho numa obra de referência para a compreensão dos rumos da economia brasileira contemporânea.