LIVROS
Cidade: Momentos e Processos – Serro e Diamantina na Formação do Norte Mineiro no Século XIX
Autor: José Moreira de Souza
ISBN:
Editora: ANPOCS, Editora Marco Zero
Edição:
Número de páginas: 265
Sinopse: Este livro pioneiro mostra como se estruturou, enquanto espaço social, uma região bastante peculiar: o norte de Minas Gerais.
Duas localidades atuaram como centros dinâmicos do processo: Serro e Diamantina. A primeira, sede de comarca desde 1714, abrangia largo território; a segunda, denominada inicialmente Arraial do Tijuco, veio a ser um núcleo fundamental da economia mineratória no Brasil. Ambos os lugares desempenharam papel intelectual de relevo. Ilustres viajantes estrangeiros que por ali passaram o testemunharam, às vezes com entusiasmo.
A análise se detém no fenômeno urbano — em especial no aspecto do estranhamento inerente a esse estilo de vida coletiva — dentro de um território e nos limites de um tempo muito bem delimitados. Cuida-se do século XIX.
Trata-se então de perceber as contradições escravagistas, a interferência religiosa e as flutuações da estratificação interétnica. Um aspecto a destacar, é o das tensões entre, de um lado, sucessivas fomas de um projeto liberal e, de outro, a vigência oligárquica nas duas cidades. Demonstra o estudo, significativamente, as limitações e as dificuldades do morar.
Serro e Diamantina, rivais e complementares, representam valioso legado na civilização regional, de agora em diante mais bem conhecido graças ao texto seguro e sério de José Moreira de Souza.
Fernando Correia Dias